Alunos do IFMS - Ponta Porã fazem "Vakinha" online para levar projetos para o México e EUA
- AdrissonH
- 21 de jan. de 2016
- 3 min de leitura

Milena Brandl, 18 anos, formada em Técnico em informática pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul) e Vinícius Belló, 18 anos, aluno do sexto semestre de Técnico em Informática também do IFMS, criaram "vakinhas" online com o objetivo de arrecadar dinheiro para representar o Brasil nos EUA e México. Confira como ajudar no final deste post.
Com credencial para ESI-AMLAT 2016, em Mazatlán, México, Vinícius levará o projeto "Agroduíno: Sensoriamento agrícola", criado com o objetivo de construir um sistema de sensoriamento ambiental acessível a qualquer produtor rural.
Sendo a agricultura o principal setor econômico na região de Ponta Porã - MS, onde Vinícius reside, a idéia surgiu ao notar a aplicação de alguns sensores ambientais, como os de temperatura e umidade, podendo criar assim um sistema de custo inferior aos sistemas atuais. A chance de representar o Brasil no México só foi possível após conquistar o 1º lugar entre todos os projetos de Ensino Médio na CIENCAP, em Outubro de 2015, uma feira internacional que é realizada na cidade de Assunção, Paraguai.

Estação montada com os sensores na área do IFMS. (Foto: Divulgação)
Milena Brandl conquistou sua credencial para a feira ISWEEEP, em Houston, EUA, sendo o único projeto escolhido na feira Expo Milset Brasil 2015 em fortaleza - CE para representar o país. O projeto "EduQuest - Software Interativo Educacional", foi desenvolvido para fornecer ações pedagógicas de aprendizagem diferenciada, criando assim, aulas mais dinâmicas e divertidas, saindo do roteiro tradicional da lousa, possibilitando maior interação entre o aluno e o professor.
O projeto teve como ponto de partida, uma pesquisa realizada pela diretoria de ensino do IFMS na própria instituição, a qual apontou um alto índice de reprovação em Física. Com estes dados em mãos, a idéia foi construir um Software para os alunos se motivarem a estudar, algo mais dinâmico e divertido.

Milena com seu projeto na FETEC MS. (foto: Arquivo Pessoal)
"Através de vídeos inseridos em jogos didáticos, os estudantes interagem com as questões de forma espontânea. O software se torna eficiente e atrativo, pois nele se cria uma competitividade entre os alunos, além de ser um jogo, ele também se torna uma ferramenta de aprendizagem. EduQuest requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento, favorecendo a socialização entre os discentes e a conscientização do trabalho em equipe, também pode ser utilizado como introdutório da matéria e uma ferramenta para o desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão. Diante de um jogo, alunos dão o melhor de si: planejam, pensam em estratégias, agem, analisam e antecipam o passo do adversário, observam o erro dele, torcem, comemoram ou lamentam. Todo esse interesse faz dele um valioso recurso, que pode ser incluído nas aulas com um simples objetivo: ensinar um conteúdo" relata Milena, criadora do EduQuest.
Premiações
"Agroduíno: Sensoriamento agrícola"

CIENCAP, em Outubro de 2015 (foto: Arquivo Pessoal)
- 1º lugar na Mostra de Trabalhos Técnicos - Computer on the Beach 2015, Florianópolis - SC;
- 3º lugar em Ciências Agrárias e credencial para a CIENCAP 2015 - Expo Milset Brasil 2015, Fortaleza - CE;
- 1° lugar em Agroindústria, 1° lugar geral entre todos os projetos do Ensino Médio e credencial para a ESI-AMLAT 2016, em Mazatlán, México - CIENCAP 2015, Assunção, Paraguai;
- 1° lugar em Ciências Agrárias e 1° lugar entre todos os projetos individuais - FETEC MS 2015, Campo Grande - MS;
- 1 lugar em Ciências Agrárias, 1° lugar entre todos os projetos do Ensino Médio e credencial para a FEBRACE 2016 - FECEN 2015, Dourados - MS;
- Credencial para o Edinburgh Science Festival 2016, em Edimburgo, Escócia - Conquistada na Seleção Nacional da Rede POC, entre mais de 500 projetos nacionais.
"EduQuest - Software Interativo Educacional"

FETEC MS 2015 (foto: Arquivo Pessoal)
- 3° lugar na area de exatas na feira FECIFRON, Ponta Porã - MS em 2014;
- 1° lugar na area engenharias na feira Expo Milset Brasil 2015 em fortaleza - CE;
- 1° Lugar em ciência da computação na feira FETEC MS em campo grande - MS;
- Melhor banner na feira FECEN 2015 em Dourados - MS;
- Credencial para feira Nacional FEBRACE , Março de 2016 na USP, São Paulo - SP;
- Credencial para a feira ISWEEEP, abril de 2016, em Houston EUA.
"Vakinha" Online:
Para ajudar os projetos, clique nos links abaixo:
Comentários